sábado, 6 de novembro de 2010

CARTA DE DESPEDIDA


Toda honra ao grande Cid Amim Aanisan: Senhor de terras, cidades e também nosso Senhor: O único que merece o nosso agradecimento.

Saudações meu caro Nahan. Peço desculpas por não estar pessoalmente conversando sobre esses assuntos.

É necessário esclarecer os motivos da minha partida para que não haja na história das nossas vidas o registro de algum equívoco ou rancor.

Cada um de nós recebeu uma carta do nosso Senhor com respostas de pedidos para o futuro. Você recebeu a loja, Kalil recebeu o comércio de animais e eu recebi o privilégio de representar a nossa bandeira fora das nossas terras. Mas você sabe meu amigo que a responsabilidade é irmã siamesa da oportunidade.

Diante desse quadro, recebi a incumbência de partir imediatamente para não perder o barco que me levaria ao outro lado do mar. Os negócios do nosso Senhor precisam de atenção no ocidente. Há rumores de uma nova guerra prestes a estourar e precisamos estar presentes para garantir a segurança dos nossos irmãos e dos interesses da nossa casa. A impressão que tenho é de que quanto mais alva é a pele de um homem, maior é a sua ambição. Conto maiores detalhes quando for possível.

Escrevo esta carta dentro do barco, sofrendo enjôos infernais, mas resistindo, na medida do possível. Não se preocupe com a minha segurança. Estou com duas sentinelas comigo que serão minhas companhias nessa nova etapa da vida. Não sei quando escreverei novamente. Esta carta será entregue por um timoneiro da nossa confiança que retornará com o barco. Quando houver uma rota segura para a entrega de novas correspondências você ficará sabendo.

Não terei um lugar para morar. Minha casa agora é a necessidade. Além disso, não é seguro receber cartas mostrando vínculos. Por segurança, encaminhe todas as cartas para o Clérigo Samir. Ele saberá como me encontrar.

Peço que restabeleça contato com os nossos irmãos no sul da África. Levante o tempo necessário para encaminharmos nossos carregamentos até o porto. Pague antecipadamente, se for necessário, para ter estas informações.

Mas vamos deixar esses assuntos duros de lado por um instante...

Como foi o casamento? Certamente Elmira estava radiante. Não há nada mais belo do que uma mulher que exala o amor sincero. Cultive esse aroma todos os dias e o seu casamento será um local de descanso. Da mesma forma meu amigo, nunca deixe que o seu caráter esmoreça, pois um homem sem firmeza de valores não mantém o amor de uma mulher. Lembre-se que de nada vale uma leoa forte sem um leão que não defende a sua área;

Meu caro, sabes que lhe considero como um filho e como pai faço algumas recomendações que aprendi nessa minha caminhada:

Seja fiel às promessas ditas no interior da sua casa. Seja simpático com todos e paciente, mas firme com os soberbos; aprenda a perceber a presunção, principalmente a sua. Presunção é vender algo por um preço maior do que vale, é fazer da fantasia uma realidade improvável, é pecado mortal.

Seja simples, nunca simplório. Leia diariamente o livro da sabedoria e os evangelhos. Quando não entender o sentido das palavras, procure a ajuda de um escriba ou do amigo Samir. Se nenhuma explicação trouxer paz ao seu coração, retire-se em silêncio para algum lugar e medite. Que a sabedoria do Grande Cid Amim esteja contigo.

Lembre-se Naham: Valorize os amigos. Amigos são aqueles poucos que podemos contar sempre, seja para comer a boa carne, seja para roer o pão duro. Peço que faça uma lista com o nome dos nossos amigos e lembre-se de cada um deles nas suas orações. Lembre-se também de mim.

Não fique irado com os mais velhos pelas manias deles, principalmente o bom amigo Kalil. Aprenda a conhecer o sentido que as pessoas querem alçar através das suas atitudes.

Cuidado com as palavras, não inventaram nada mais letal do que as palavras. A letra fere. Não julgue ninguém. Se der uma vontade imensa de dizer impropérios contra uma pessoa mesmo que, a princípio, essa lhe pareça merecedora de correção, segure as palavras na sua boca. Morda a língua se preciso. A sua impetuosidade pode ser a sua aliada, mas também é a sua pior inimiga.

Não existe nada fácil nesta vida. Por isso desconfie das ofertas de mercadoria muito abaixo do preço habitual. Aprenda a viver com uma margem de preço uniforme, pois a calma e disciplina de quem vende é a segurança de quem compra.

Elimine os animais fracos, as árvores que não estão dando bons frutos e dispense os empregados preguiçosos. Se você esmorecer nesses pontos, toda a sua segurança estará ameaçada.

De vez em quando, leia esta carta para relembrar estes valores eternos e que estão acima de qualquer opinião. As palavras certas são tesouros na mão de quem busca o crescimento.

Sempre estarei com vocês em pensamento.

Que a paz esteja com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário